DOE
Quem Somos Nós?
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Sebastião do Paraíso

Fundada em 22 de dezembro de 1975, a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Sebastião do Paraiso, MG, foi instalada inicialmente na Rua Tiradentes, no centro da cidade, não sendo sede própria.

A APAE foi um projeto que nasceu por iniciativa do filantropo Espir Attiê, que era maçom, e contou com a ajuda de membros da maçonaria, que até os dias de hoje dão total apoio à instituição. Sr. Espir tinha um sobrinho com deficiência intelectual que morava em Belo Horizonte e, em contato com as dificuldades que a família passava, teve a ideia de iniciar o projeto APAE em São Sebastião do Paraíso.

Como resultado dos pedidos das contribuições a equipe foi beneficiada com a doação de um terreno pelo senhor José Brandão, e outro meio terreno, próximo ao Pronto Socorro da cidade, doado pelo então Prefeito Waldir Marcolini.

Com a arrecadação destes terrenos foi analisada a possibilidade de vender o primeiro terreno doado, pois precisavam de recursos para construir o novo prédio e adquirir a outra parte do terreno que se encontrava em local privilegiado, pois estava ao lado do Pronto Socorro, e com o consentimento do Sr. José Brandão fizeram uma rifa do terreno por ele doado. Mais uma vez, com os esforços de toda a equipe conseguiram vender todos os bilhetes e arrecadar muitas outras doações da população em geral, que colaboraram com os diversos eventos por eles realizados.

Assim, compraram a outra parte do terreno cedido pela Prefeitura e iniciaram a construção das novas instalações da APAE. Deve-se mencionar que os colaboradores participaram efetivamente das obras, cuidando para que o resultado fosse exatamente conforme planejado.

A inauguração da sede própria ocorreu no dia 17 de agosto 1986, mantendo a presidência anterior de Espir Attie e Maciel Teófilo da Silva.

Desde então, está situada à Rua Glete, 135, Vila Santa Maria, no município de São Sebastião do Paraiso, MG.

É uma associação civil, beneficente, com áreas de atuação nas áreas de assistência social, saúde, prevenção, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, pesquisa e outros, e sem fins lucrativos.

Quem Apoia Esta Causa