DOE
Atendimentos
Fonoaudiologia

Que objetiva diagnosticar, prevenir e tratar transtornos na fala e escrita, atuando também na linguagem de sinais, inclusive estando aptos a realizar exames de audiometria, teste da orelhinha e Bera, que servem para:

Audiometria – exame realizado para avaliação audiológica determinando a integridade do sistema auditivo, identificando tipo, grau e configuração de perda auditiva.

 

Teste da Orelhinha (TANU – Triagem Auditiva Neonatal Universal) – é um exame realizado na orelha dos bebês, com o objetivo de determinar de forma precoce perdas auditivas congênitas, permitindo possibilidades de escolher um tratamento adequado para os bebês com esse diagnóstico. O diagnóstico precoce é fundamental, já que os primeiros anos de vida são determinantes para o desenvolvimento da fala.

 

BERA (Brainstem Evoked Response Audiometry, em inglês) - é indicado para diagnosticar perda auditiva em crianças e adultos. Se realizado em bebê, é necessário que esteja dormindo, pois é essencial que esteja relaxado e com olhos fechados. São colocados eletrodos na testa e atrás das orelhas, além de fones de ouvido. O equipamento utilizado para o exame emite um som que percorre o nervo auditivo até chegar ao cérebro, gerando um potencial evocado auditivo que é recebido de volta pelo equipamento. É um exame não invasivo, indolor e extremamente importante, utilizado para determinar o nível de resposta auditiva, principalmente em recém-nascidos, autistas e crianças portadoras de necessidades especiais.

Quem Apoia Esta Causa